quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Leucemia


O que é?

É uma neoplasia maligna que atinge o sangue, com origem na medula óssea tendo causas desconhecidas que evoluem de alterações nos genes.

Existem diversos tipos de leucemia:

· Leucemia Linfocítica Aguda - Mais comum em crianças e jovens, pode também afectar adultos com mais de 65 anos. Caracteriza-se pelo crescimento rápido das células imaturas do sangue. A taxa de sobrevivência é 85% em crianças e 50% em adultos. O tratamento deve ser rápido, uma vez que a evolução também é rápida, há uma acumulação de células malignas que invadem a circulação periférica e outros órgãos.
· Leucemia Linfótica Crónica - Frequentemente em adultos acima dos 55 anos. Pode afectar adultos, jovens, mas quase nunca em crianças. 2/3 dos afectados são homens. Como é crónica caracteriza-se pelo aumento das células maduras e anormais. A progressão pode demorar meses ou anos. A taxa de sobrevivência é de 75%. É incurável.
· Leucemia Melóide Aguda – É comum ocorrer em adultos, com mais frequência em homens do que mulheres. A taxa de sobrevivência é de 40%. O tratamento deve ser rápido, uma vez que a evolução também é rápida e a acumulação de células malignas que invadem a circulação periférica e outros órgãos.
· Leucemia Melóide Crónica – Geralmente ocorre mais em pessoas idosas. A progressão da doença é bastante lenta, há um aumento de células maduras e anormais. A taxa de sobrevivência é de 90%.
· Leucemia de Células Pilosas – 80% dos afectados são homens adultos, não há relatos de casos em crianças. A taxa de sobrevivência é de 96% a 100%. É incurável mas facilmente tratável.

Causas:
Não existe causa única para todos os tipos de Leucemia. Cada tipo de leucemia possui a sua própria causa. Entre várias que existem: herança genética, contaminação após várias tipos de vírus, radiações, poluição…

Sintomas:
· Sonolência
· Cansaço
· Dores de cabeça
· Emagrecimento
· Tonturas

Tratamento:
Em casos mais graves transplante de medula.

Sem comentários: